Weby shortcut 1a5a9004da81162f034eff2fc7a06c396dfddb022021fd13958735cc25a4882f

Trabalhos por Eixos Temáticos

Atualizado em 19/11/14 09:39.

 

EIXO TEMÁTICO 1:  História e Concepções de Infância

 

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA SOBRE SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA E EDUCAÇÃO INFANTIL – GEPSI (USP)

          Coordenadora: Maria Letícia Barros Pedroso Nascimento

A PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS NA GESTÃO DEMOCRÁTICA DE UNIDADES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: A PERSPECTIVA DA SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA

          Fabio Lisauskas

TEM CRIANÇAS FAZENDO MÚSICA, VAMOS OUVIR? POR UMA EDUCAÇÃO MUSICAL MAIS EM CONSONÂNCIA COM A INFÂNCIA

          Sandra Mara da Cunha

“PARA A INFÂNCIA NEGRA, CONSTRUIREMOS UM MUNDO DIFERENTE”: EM QUE A NOÇÃO DE RAÇA PODE CONTRIBUIR PARA COMPREENDERMOS A(S) INFÂNCIA(S) BRASILEIRA(S)?

          Míghian Danae Ferreira Nunes

 

GRUPO DE PESQUISAS E ESTUDOS INFÂNCIA E EDUCAÇÃO INFANTIL (UESB)

          Coordenadora: Carmem Virgínia Moraes da Silva

REFLEXÕES SOBRE METODOLOGIAS DE PESQUISA COM CRIANÇAS A PARTIR DE ESTUDOS PILOTOS

          Carmem Virgínia Moraes da Silva; Roberta Bolzan Jauris

INFÂNCIA E ESCOLA: MEMÓRIAS DOS SUJEITOS NÃO ESCOLARIZADOS DURANTE A INFÂNCIA

          Milene de Macedo Sena; Isabel Cristina de Jesus Brandão

AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E OS ESPAÇOS DE BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO ENSINO FUNDAMENTAL

          Adriana Eugênio de Souza Ponte; Ronilda Rodrigues da Silva Oliveira; Silvania Brito Araújo

 

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA: EDUCAÇÃO, INFÂNCIA, ARTE E PSICANÁLISE – GEPEIAP (PUC GOIÁS)

          Coordenadora: Glacy Queirós de Roure

INFÂNCIA NA RETINA

          Glacy Queirós de Roure

AS VICISSITUDES DA INFÂNCIA EM MUTUM

          Maria Alice de Sousa Carvalho Rocha; Sônia Maria Rodrigues

O NÃO-LUGAR DA INFÂNCIA EM ABRIL DESPEDAÇADO: RESISTÊNCIA E "LIBERTAÇÃO"

          Luiza Pereira Monteiro

 

[GRUPO] CONTEXTOS EDUCATIVOS DA INFÂNCIA (UNEMAT)

          Coordenadora: Maria Izete de Oliveira

CRIANÇA E INFÂNCIA: CONTEXTO HISTÓRICO SOCIAL

          Andréa Lemes Lustig; Rinalda Bezerra Carlos; Rosane Penha Mendes; Maria Izete de Oliveira

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ATIVIDADES LÚDICAS NOS ESPAÇOS DE APRENDIZAGENS

          Andréa Lemes Lustig; Rosane Penha Mendes; Rosimeire Matos Barbosa; Maria Izete de Oliveira

 

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE CULTURA E EDUCAÇÃO NA INFÂNCIA – GEPCEI (PUC GOIÁS)

          Coordenador: Romilson Martins Siqueira

O QUE AS CRIANÇAS PENSAM SOBRE O MUNDO?

          Romilson Martins Siqueira; Márcia Helena S. Curado

A PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS NA RODA DE CONVERSA: POSSIBILIDADES E LIMITES DA AÇÃO EDUCATIVA E PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

          Adriana Aparecida Rodrigues da Silva

AS EXPERIÊNCIAS ESTÉTICAS DA CRIANÇA: UM ESTUDO A PARTIR DO HABITUS CULTURAL DO PROFESSOR E DO TRABALHO COM A ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

          Luciana Paiva dos Santos

 

NÚCLEO DE ESTUDOS DE INFÂNCIA E CULTURA – NEIC (UFF)

          Coordenadora: Tânia de Vasconcellos

PESQUISA COM BÊBES: INSERÇÃO CRÍTICA E TEATRO PARA BÊBES.

          Lucilaine Reis; Luiz Miguel Pereira; Tânia de Vasconcellos

A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NAS UUFEIs: POR ENTRE OS DESENHOS ANIMADOS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

          Ana Lúcia de P. Mendez; Daniele Grazinoli; Tânia de Vasconcellos

JOGO, BRINQUEDO E BRINCADEIRA: INTERFACES ENTRE INFÂNCIA E PATRIMÔNIO

          Jaqueline de Fátima Ribeiro; Marcela Alves Viçozo; Tânia de Vasconcellos

 

NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E INFÂNCIA (UERJ)

          Coordenadora: Sônia Camara

JÚLIA LOPES DE ALMEIDA:  A LITERATURA COMO INSTRUÇÃO E MORALIZAÇÃO PARA A INFÂNCIA

          Gisele Gonçalves Isaias Gomes

A CRIAÇÃO DAS CRECHES E JARDINS DE INFÂNCIA: CONTRIBUIÇÃO DO DISCURSO HIGIENISTA PROFERIDO PELO MÉDICO ARTHUR MONCORVO FILHO

          Cintya Ribeiro Gama

A ATUAÇÃO DO JUIZ JOSÉ CANDIDO DE MELLO MATTOS E A PEDAGOGIA ASSISTENCIAL NA CRIAÇÃO DO PRIMEIRO JUÍZO PRIVATIVO DE MENORES DO RIO DE JANEIRO (1924-1934).

          Jorge Antonio da Silva Rangel; Sônia Camara

 

GRUPO DE ESTUDO EM EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA – GREEI-MS (UFMS)

          Coordenadora: Ordália Alves Almeida

A CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA EM EXPERIÊNCIAS DE LÓCZY:  ESTUDO INVESTIGATIVO

          Ordália Alves Almeida; Ana Paula Melin

 

GRUPO DE ESTUDOS DA INFÂNCIA: HISTÓRIA E CONTEMPORANEIDADE – GREI (UFMG)

          Coordenadora: Maria Cristina Soares de Gouvêa

A REPRODUÇÃO INTERPRETATIVA DO OBSCENO INFANTIL

          Cibele Noronha de Carvalho

O DESENHO INFANTIL PRODUZIDO NO TRÂNSITO DAS MEDIAÇÕES SIMBÓLICAS

          Adriana Torres Máximo Monteiro

INFÂNCIA, ESPAÇO PÚBLICO E ESCOLA

          Levindo Diniz Carvalho; Samy Lansky

 

 

EIXO TEMÁTICO 2:  Infância e Tecnologias

 

GRUPO DE PESQUISA INFÂNCIA E CULTURA CONTEMPORÂNEA (UERJ)

          Coordenadora: Rita Marisa Ribes Pereira

INFÂNCIA, CULTURA E EXPERIÊNCIA: A CONSTRUÇÃO COLETIVA DE UMA PESQUISA

          Rita Marisa Ribes Pereira; Núbia de Oliveira Santos; Nélia Mara Rezende Macedo

ÉTICA E ESTÉTICA NA BUSCA DE ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS DE PESQUISA

          João Marcelo Lanzillotti; Ivana Soares

NO LIMIAR: SOBRE TEMPOS E ESPAÇOS DE UMA PESQUISA COM CRIANÇAS

          Caroline Trapp de Queiroz; Cecília de Miranda Schubsky; Eunice Muruet Luna; Fernanda Milanez

 

GRUPO DE PESQUISA IMAGEM – SOBRE CORPO E EDUCAÇÃO (UnB)

          Coordenadora: Ingrid Dittrich Wiggers

“EU SOU MUITO ESPERTO”: A INFÂNCIA ENTRE AS MÍDIAS E AS BRINCADEIRAS

          Ingrid Dittrich Wiggers; Isabelle Borges Siqueira; Élia Raquel Alves Portella Passos

TIC E CORPO

          Geusiane Miranda de Oliveira Tocantins; Ingrid Dittrich Wiggers

 

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE MÍDIA, LEITURA E INFÂNCIA (UFRN)

          Coordenador: Sandro da Silva Cordeiro

CINEMA POTIGUAR EM CENA: DIÁLOGOS ENTRE AS CRIANÇAS E A CINEASTA JUSSARA QUEIRÓZ

          Sandro da Silva Cordeiro; Gilvânia Maurício Dias Pontes

ARTICULANDO CONHECIMENTOS COM O USO DE MÍDIAS NA INFÂNCIA.

          Maria da Conceição de Oliveira Andrade

DA PÁGINA DO LIVRO À TELA DO COMPUTADOR: AS CONTRIBUIÇÕES DO COMPUTADOR PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NA ESCOLA

          Danielle Medeiros de Souza

 

 

EIXO TEMÁTICO 3:  Práticas Educativas e Infâncias

 

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM LEITURA, ESCRITA E INFÂNCIA/TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL – GEPLEI/THC (UFMS)

          Coordenadora: Regina Aparecida Marques de Souza

ERA UMA VEZ... PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA COM CRIANÇAS PEQUENAS E SEUS PARES SOCIAIS – FAMÍLIA E PROFESSORAS

          Regina Aparecida Marques de Souza; Ordália Alves Almeida; Terezinha Bazé de Lima; Amanda Czernisz Barbosa; Felipe Vieira Gimenez; Jeanne Karla Lima Fernandes

ENTRE CUIDAR E EDUCAR CRIANÇAS PEQUENAS: UMA VIAGEM NAS PRÁTICAS EUROPÉIAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA ABORDAGEM LÓCZY DE EMMI PIKLER

          Terezinha Bazé de Lima; Déborah de Faria Araújo Aparício; Regina Aparecida Marques de Souza

O LETRAMENTO NA FORMAÇÃO DO/A PROFESSOR/A DE EDUCAÇÃO

          Amanda Czernisz Barbosa; Regina Aparecida Marques de Souza

 

GRUPO DE PESQUISA EDUCAÇÃO INFANTIL E DESENVOLVIMENTO HUMANO (UFAL)

          Coordenadora: Lenira Haddad

SIGNIFICAÇÃO DE FAMÍLIA: O QUE DIZEM OS ESTUDOS SOBRE O PROCESSO DE SIGNIFICAÇÃO EM CRIANÇAS ACERCA DOS PAPÉIS FAMILIARES EM SITUAÇÕES DE BRINCADEIRA

          Renata da Costa Maynart; Lenira Haddad

O DESENHO INFANTIL NA PERSPECTIVA DA SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA EM PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE TESES E DISSERTAÇÕES

          Paulo Nin Ferreira

FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO ENSINO SUPERIOR: UMA REFLEXÃO ACERCA DAS CONTRIBUIÇÕES DAS PESQUISAS CIENTÍFICAS PARA SE REPENSAR ESSA FORMAÇÃO

          Gicelma de Oliveira Cavalcante; Lenira Haddad

 

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO INFANTIL – IPÊ (UFPA)

          Coordenadora: Ana Maria Orlandina Tancredi Carvalho

PRÁTICA PEDAGÓGICA: ESPECIFICIDADE DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UNIDADE DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA CIDADE DE BELÉM – PARÁ

          Ana Maria Orlandina Tancredi Carvalho

 

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS ESCOLA, MEMÓRIA E COTIDIANO (UFF)

          Coordenadora: Carmen Lúcia Vidal Pérez

INFÂNCIA E GEOPOLÍTICA

          Lorena Lopes Pereira Bonomo

CRIANÇAS CUIDADORAS: UMA INFÂNCIA INVISÍVEL?

          Márcia Fernanda Carneiro Lima

CRIANÇAS: MODOS DE (VI)VER, PRATICAR E NARRAR SEUS ESPAÇOS COTIDIANOS.

          Juliana de Oliveira Borges

 

NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE INFÂNCIA E EDUCAÇÃO INFANTIL (UFMG)

          Coordenadora: Mônica Correia Baptista

PROJETO INTEGRADO DE PESQUISA: CRIANÇAS, PROFESSORAS E FAMÍLIAS: TRÊS OLHARES SOBRE EDUCAÇÃO INFANTIL

          Isabel de Oliveira e Silva; Iza Rodrigues da Luz; Maria Inês Mafra Goulart

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O LETRAMENTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE PESQUISA-AÇÃO

          Mônica Correia Baptista; Vanessa Almeida Ferraz Neves; Cristiene Leite Galvão

EDUCAÇÃO INFANTIL: FORMAÇÃO, PESQUISAS E PRÁTICAS

          Ademilson de Sousa Soares; Rogério Correia da Silva

 

GRUPO DE PESQUISA FORMAÇÃO COMPARTILHADA DE PROFESSORES – ESCOLA E UNIVERSIDADE – GPEFCOM (UFSCar)

          Coordenadora: Maria do Carmo de Sousa

MATEMÁTICA E INFÂNCIA: UMA SITUAÇÃO EM ESTUDO

          Maria José da Silva Rocha; Maria do Carmo de Sousa; Naila Fernanda Matielo Cavalcante; Cristiane Vinholes Jacomelli

 

GRUPO DE PESQUISA VOZES DA EDUCAÇÃO: HISTÓRIA(S), MEMÓRIA(S), FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) (UERJ)

          Coordenadora: Maria Tereza Goudard Tavares

A(S) INFÂNCIA(S) E A CIDADE: DISCUTINDO PROCESSOS FORMATIVOS NOS TERRITÓRIOS GONÇALENSES

          Maria Tereza Goudard Tavares; Lilian dos Santos Ferreira

PESQUISAS COM INFÂNCIAS E A CONSTRUÇÃO DO DIREITO À PARTICIPAÇÃO: ESCUTANDO AS VOZES INFANTIS

          Mairce Araujo; Daniel de Oliveira; Cintia de Assis R. da Silva

 

[GRUPO] APRENDIZAGEM, ESCOLARIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO (UnB)

          Coordenadora: Albertina Mitjáns Martínez

O MOVIMENTO DA SUBJETIVIDADE NO PROCESSO DE SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM ESCOLAR

          Maristela Rossato; Albertina Mitjáns Martínez

A APRENDIZAGEM CRIATIVA DA LEITURA E DA ESCRITA DA CRIANÇA

          Luciana Soares Muniz; Albertina Mitjáns Martínez

O DESENVOLVIMENTO DA CONSTITUIÇÃO SUBJETIVA DO APRENDIZ CRIATIVO: UM ESTUDO DE CASO

          Pilar de Almeida; Albertina Mitjáns Martínez

 

[GRUPO] IMAGENS, TECNOLOGIAS INFÂNCIAS (UFES)

          Coordenadora: Gerda Margit Schutz Foerste

DIÁLOGOS COM O ENSINO DA ARTE NA INFÂNCIA: PRODUÇÕES ARTÍSTICO-CULTURAIS DO MUNICÍPIO DE SERRA

          Maria Angélica Vago-Soares; Gerda Margit Schutz Foerste

MEMÓRIAS IMAGÉTICAS: REVISITANDO AS NARRATIVAS INFANTIS E CONTEXTO ESCOLAR DE ENSINO FUNDAMENTAL

          Fernanda Monteiro Barreto Camargo; Adélia Pacheco

OS PROCESSOS DE SOCIALIZAÇÃO PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE ARTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DA SERRA/ES

          Samira da Costa Sten

 

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM INFÂNCIA E EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA HISTÓRICO CULTURAL – GEPEHC (UFPA)

          Coordenadora: Sônia Regina dos Santos Teixeira

A PRESENÇA DA BRINCADEIRA DE FAZ DE CONTA EM UMA TURMA DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE UMA ESCOLA RIBEIRINHA DA AMAZÔNIA

          Julian Karla Diniz Neris; Sônia Regina dos Santos Teixeira

BRINCADEIRA DE FAZ DE CONTA, EXPERIÊNCIAS INQUIETANTES E HUMANIZAÇÃO NA INFÂNCIA

          Sônia Regina dos Santos Teixeira

 

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA SOBRE AVALIAÇÃO NA ESCOLA PÚBLICA (UFF)

          Coordenadora: Maria Teresa Esteban

INFÂNCIAS E PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO

          Claudia Fernandes; Laisa Bello Hermelino

INFÂNCIAS E AVALIAÇÃO NA PRÉ-ESCOLA: DESAFIOS COTIDIANOS DA/NA EDUCAÇÃO INFANTIL

          Bruna de Souza Fabricante Pina; Virgínia Louzada

PROFESSORAS PESQUISADORAS: PRÁTICAS E (DES)APRENDIZAGENS COM O COTIDIANO DA EDUCAÇÃO DAS INFÂNCIAS

          Dilcelene Quintanilha de Resende Cordeiro; Fabiana Eckhardt

 

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA INFÂNCIAS, DOCÊNCIAS E COTIDIANO ESCOLAR – GEPIDCE (UFU)

          Coordenadora: Myrtes Dias da Cunha

TEIMOSIAS DA IMAGINAÇÃO: EXPERIÊNCIAS LÚDICAS COM CRIANÇAS DE UMA TURMA DE TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

          Grazielle Eloísa Balduino; Myrtes Dias da Cunha

BRINQUEDOS, BRINCADEIRAS E CRIANÇAS: ANÁLISE DE TRABALHOS NA ANPEd - 1988 A 2010

          Tatiani Rabelo Lapa Santos; Myrtes Dias da Cunha

 

GRUPO DE PESQUISA LINGUAGEM, EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E INFÂNCIA – LEFOPI (UFJF)

          Coordenadora: Ilka Schapper

PESQUISA CRÍTICA DE COLABORAÇÃO: INTERVENÇÃO NO COTIDIANO DAS CRECHES

          Ilka Schapper; Cristina Costa; Marília Berberick; Núbia Schaper Santos; Bárbara Santiago Dato; Daniela Lima Severino; Eneida Gomes Tolentino; Lilian Marta Dalamura Gomes; Tânia Maria dos Santos; Vanessa Stigert Almeida; Valéria Lomar Petrato

VIVÊNCIAS NA CRECHE: PROBLEMATIZANDO A LINGUAGEM DOS BEBÊS COM EDUCADORAS

          Núbia Schaper Santos; Ilka Schapper Santos; Alexandra Felizardo; Alice de Paiva Macário; Letícia de Souza Duque; Michelle Duarte Rios Cardoso; Patrícia Paula de Oliveira Hamblin; Rafaela de Paula Silva

PESQUISA-INTERVENÇÃO NA CRECHE: O AMBIENTE DA INFÂNCIA EM QUESTÃO

          Ana Rosa Costa Picanço Moreira; Letícia de Souza Duque; Luciana Andrade Sampaio; Jéssica Aparecida Ferreira

 

[GRUPO] CONTEXTOS INTEGRADOS DE EDUCAÇÃO INFANTIL (USP)

          Coordenadora: Tizuko Morchida Kishimoto

PRÁTICAS EDUCATIVAS E INFÂNCIA: QUALIDADE E USO DE ESCALAS

          Angela do Ceu Ubaiara Brito; Karla Aparecida Zucoloto

INFÂNCIA, JOGOS E TECNOLOGIAS: ORGANIZAÇÃO DE OBJETOS LÚDICOS, INFORMÁTICA E JOGOS DIGITAIS

          Maria do Carmo Monteiro Kobayashi; Wagner Antonio Junior; Edna de Oliveira Telles

OS BEBÊS E A BRINCADEIRA LIVRE NA CRECHE: O ESPAÇO ESCOLAR E A APRENDIZAGEM

          Andréa Costa Garcia; Maria Ephigênia de A. C. Nogueira

 

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE INFÂNCIA E EDUCAÇÃO INFANTIL – GEPIEI (UFMS)

          Coordenadora: Anamaria Santana da Silva

A CRECHE COMO ESPAÇO DE EDUCAÇÃO E CUIDADO: O TRABALHO

PEDAGÓGICO NO MUNICÍPIO DE CORUMBÁ-MS

          Anamaria Santana da Silva; Silvia Adriana Rodrigues; Fernanda Ribeiro da Silva; Maria de Fátima Ribeiro; Dayane Laura Estigarribia; Micheline Medeiros dos Santos Sant’Anna; Lilyane da Silva Pedreira

A EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO: LIMITES E PERSPECTIVAS NA VISÃO DE SEUS PROFESSORES

          Maria de Fátima Ribeiro; Anamaria Santana da Silva

AFETIVIDADE NA RELAÇÃO ADULTO-CRIANÇA NO ESPAÇO DA EDUCAÇÃOINFANTIL: O QUE DIZEM AS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS

          Fernanda Ribeiro da Silva; Sílvia Adriana Rodrigues

 

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM PRÁTICAS – GEPPE (UnB)

          Coordenadora: Patrícia Lima Martins Pederiva

PRÁTICA EDUCATIVA DE ATIVIDADE MUSICAL REALIZADA COM CRIANÇAS

          Andréia P. de Araújo Martinez; Patrícia L. Martins Pederiva

 

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE INFÂNCIA EDUCAÇÃO E ESCOLA (UFSC)

          Coordenadora: Jucirema Quinteiro

O “DIREITO À INFÂNCIA NA ESCOLA”: O ESTÁGIO DOCENTE COMO CAMPO DE PESQUISA

          Maria Eliza C. Pimentel; Jucirema Quinteiro

A EDUCAÇÃO ESCOLAR E A AÇÃO INTENCIONAL DO PROFESSOR: UM ESTUDO DE CASO NOS ANOS INICIAIS DE ESCOLARIZAÇÃO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ

          Teresa Cristina M. de Oliveira; Diana Carvalho de Carvalho

ATIVIDADE PEDAGÓGICA E DESENVOLVIMENTO HUMANO: CONTRIBUIÇÕES DE CUBA PARA A EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS DE 0 A 5 ANOS DE IDADE

          Janaina Damasco Umbelino; Maria Isabel Batista Serrão

 

NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS DA EDUCAÇÃO DA PEQUENA INFÂNCIA – NUPEIN (UFSC)

          Coordenadora: Eloisa Acires Candal Rocha

A EMERGENCIA DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE SANTA CATARINA: 1908-1949

          Rosa Batista

AS FORMAS DE PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

          Kátia Adair Agostinho

RELAÇÕES SOCIAIS EM UM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR SOBRE A DIMENSÃO CORPORAL NA PERSPECTIVA DE CRIANÇAS PEQUENAS

          Márcia Buss-Simão

 

[GRUPO] PAIDÓS – INFÂNCIA, LAZER & EDUCAÇÃO (UFJF)

          Coordenador: Edwaldo Sérgio dos Anjos Júnior

A INFÂNCIA SOB A ÓTICA DE GESTORES DE MUSEUS EM JUIZ DE FORA, MINAS GERAIS.

          Edwaldo Sérgio dos Anjos Júnior; Romilda Aparecida Lopes; Juliana Gomes Campos; Arthur Oliveira da Silva; Paulo Henrique Arruda Silveira

 

GRUPO DE ESTUDOS SOBRE INFÂNCIA, CRIANÇA, EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA E FORMAÇÃO (UFPE)

          Coordenadora: Conceição Gislane Nóbrega de Lima Salles

A INFÂNCIA NO PRIMEIRO ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL OBRIGATÓRIO DE NOVE ANOS: O QUE DIZEM OS PROFESSORES DE REDES PÚBLICAS MUNICIPAIS DA REGIÃO DO AGRESTE/PE?

          Conceição Gislane Nóbrega de Lima Salles

O DIZER A CRIANÇA E A INFÂNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM CARUARU – PE: EM CENA OS DISCURSOS DAS PROFESSORAS.

          Iunaly Felix de Oliveira; Conceição Gislâne Nóbrega de Lima Salles

É HORA DE... HÁ ESPAÇO PARA A DIFERENÇA NA ROTINA DA EDUCAÇÃO INFANTIL?

          Anna Líssia da Silva; Conceição Gislane Nóbrega de Lima Salles

 

GRUPO DE ESTUDOS SOBRE PROCESSOS DE APRENDER E ENSINAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL (UFRN)

          Coordenadora: Denise Maria de Carvalho Lopes

A ROTINA DE CRIANÇAS DE ZERO A DOIS ANOS E AS ESPECIFICIDADES INFANTIS: CONTEXTOS DE CURRÍCULOS EM MOVIMENTO

          Denise Maria de Carvalho Lopes; Elaine Luciana Sobral Dantas; Marianne da Cruz Moura

A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE NOS REVELA O CONTEXTO DA ESCOLA?

          Denise Maria de Carvalho Lopes; Milena Paula Cabral de Oliveira

FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: QUAIS SABERES? UM ESTUDO A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE PEDAGOGIA

          Jacicleide Ferreira Targino da Cruz Melo; Denise Maria de Carvalho Lopes

 

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM EDUCAÇÃO INFANTIL E PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL (UNESP)

          Coordenadora: Eliza Maria Barbosa

O TRABALHO PEDAGÓGICO COM BEBÊS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL.

          Janaina Cassiano Silva

INTERAÇÕES, APRENDIZAGENS E DESENVOLVIMENTO HUMANO EM CONTEXTOS ESCOLARES PARA A INFÂNCIA.

          Eliza Maria Barbosa; Janaina Cassiano Silva

AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA PARA A CONSOLIDAÇÃO DO PROGRAMA BRASIL CARINHOSO.

          Janaina Cassiano Silva; Eliza Maria Barbosa; Altina Abadia da Silva

 

GRUPO DE PESQUISA LINGUAGEM, INFÂNCIAS E EDUCAÇÃO – GP-LINFE (UFJF)

          Coordenadora: Hilda Micarello

LEITURAS E LEITORES NA TRANSIÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

          Gina Carla Costa; Hilda Micarello; Márcia Mariana Santos de Oliveira

O TEXTO COMO EXPERIÊNCIA E A EXPERIÊNCIA COM TEXTOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO ENSINO FUNDAMENTAL

          Fernanda da Silva Ribeiro; Josieli A. de Oliveira Leite; Maria Cristina Fontes Amaral; Maria Rosana Rego; Mariana Altomar Barbosa

TEMPOS E ESPAÇOS DE LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO ENSINO FUNDAMENTAL

          Edinéia Castilho Ribeiro; Juliana de Sousa Lima; Maiara Ferreira de Souza

 

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO INFANTIL, CRIANÇA E INFÂNCIAS – GEPEICI (UFBA)

          Coordenadora: Marlene Oliveira dos Santos

O LUGAR DOS BEBÊS E DE SUAS INFÂNCIAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM INSTITUIÇÕES DO PROINFÂNCIA

          Marlene Oliveira dos Santos

 

NÚCLEO DE ESTUDOS FILOSÓFICOS DA INFÂNCIA – NEFI (UERJ)

          Coordenador: Walter Omar Kohan

EXPERIÊNCIAS DO PENSAMENTO NA MÚSICA-FILOSOFIA COM CRIANÇAS: CORES, SONS E MAÇÃS...

          Vanise de Cássia de Araujo Dutra Gomes; Neila Ruiz Alfonzo

CONVERSA DAS PALAVRAS: INFÂNCIA, EDUCAÇÃO, BRINCAR, ESCOLA

          Alessandra de Barros Piedras Lopes; Ana Corina Salas Correa

CENÁRIOS E CENAS: EXPERIÊNCIA E ESCRITA NA PESQUISA COM CRIANÇAS

          Edna Olímpia da Cunha; Maria Reilta Dantas Cirino

 

GRUPO DE PESQUISA EM PSICOLOGIA DA INFÂNCIA (UFMT)

          Coordenadora: Daniela Barros da Silva Freire Andrade

LUGARES DA CIDADE, SEGUNDO CRIANÇAS: REPRESENTAÇÕES SOCIOESPACIAIS DA CIDADE DE CUIABÁ-MT A PARTIR DAS CATEGORIAS DE TOPOFILIA E TOPOFOBIA

          Eliza Moura Pereira da Silva; Daniela Barros da Silva Freire Andrade

A NARRATIVA BINJE COMO UM PROJETO REPRESENTACIONAL

          Érica Nayla Harrich Teibel; Daniela Barros da Silva Freire Andrade

O RANKING ESCOLAR E A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: ESTUDO EM REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NA MÍDIA IMPRESSA DE CUIABÁ-MT

          Naiara dos Santos Nienow; Daniela Barros da Silva Freire Andrade

 

[GRUPO] DESENVOLVIMENTO INFANTIL EM DIFERENTES CONTEXTOS SOCIAIS (UERJ/IFRJ)

          Coordenadora: Karla da Costa Seabra

CONHECIMENTO DE EDUCADORES DE BERÇÁRIO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE BEBÊS ZERO A DOIS

          Karla da Costa Seabra; Regina Lucia de Jesus Santos

CARACTERÍTICAS DO DESENVOLVIMENTO DA IMPULSIVIDADE E DO AUTOCONTROLE NA INFÂNCIA

          Susana Engelhard Nogueira

 

[GRUPO] PESQUISA E PRIMEIRA INFÂNCIA: LINGUAGENS E CULTURAS INFANTIS (USP)

          Coordenadora: Patrícia Dias Prado

LINGUAGENS TEATRAIS E EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA PEDAGOGIA DE CORPOS INTEIROS

          Cibele Witcel de Souza

EDUCAÇÃO INFANTIL E TEATRO PARA BEBÊS: O QUE PROFESSORAS E ARTISTAS TÊM APRENDIDO COM AS CRIANÇAS MUITO PEQUENAS?

          Adriele Nunes da Silva

EDUCAÇÃO INFANTIL, DANÇA E TEATRO NA FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA: CAMINHOS POSSÍVEIS PARA EXPERIÊNCIAS CORPORAIS E ARTÍSTICAS.

          Milene Braga Goettems; Patrícia Dias Prado

 

[GRUPO] INFÂNCIA, LINGUAGEM E ESCOLA (UFRJ)

          Coordenadora: Patrícia Corsino

ONDE ESTÃO OS LIVROS NA ESCOLA? DISCUTINDO OS ESPAÇOS DE LIVRO E LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO ENSINO FUNDAMENTAL I

          Jordanna Castelo Branco; Rafaela Vilela; Patrícia Corsino

O LIVRO ILUSTRADO E A LEITURA NA ESCOLA: “ONDE VIVEM OS MONSTROS”

          Carolina Monteiro Soares

AS ESCOLHAS LITERÁRIAS DAS CRIANÇAS: QUESTÕES PARA REPENSAR O TRABALHO COM LITERATURA NA ESCOLA

          Dione Coelho; Karla Righetto

 

GRUPO DE PESQUISA APRENDIZAGEM, ESCOLARIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO (UnB)

          Vice-Coordenadora: Maria Carmen Villela Rosa Tacca

UM ESTUDO NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL: O QUE PENSAM OS PROFESSORES SOBRE A APRENDIZAGEM ESCOLAR

          Cristina Massot Madeira-Coelho; Luciana da Silva Oliveira; Karina Panizza; Ana Tereza R. de J. Ferreira; Caroline Nunes Silva

ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS: CRIANDO POSSIBILIDADES PARA O ENSINAR E O APRENDER DA LEITURA E DA ESCRITA

          Elisângela Duarte Almeida Mundim; Josimara Xavier; Cristiane Debem Klussner; Cyndya Carpina Cury; Rejane Lúcia Garcia da Silva

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: POSSIBILIDADES ENTRE A PESQUISA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA

          Norma Lucia Queiroz; Edi S. Pires; Noelia M. dos Anjos; Agnes C. S. Bachmann; Josy Dayanne Sena; Vanessa Martins Rubim; Nilvania Almeida

 

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS INFÂNCIA, LINGUAGEM E EDUCAÇÃO (UNIMEP)

          Coordenadora: Maria Nazaré da Cruz

A INFÂNCIA E O BRINCAR DE ONTEM E DE HOJE: LEMBRANÇAS E CONCEPÇÕES DE PROFESSORES

          Ida Carneiro Martins

PROFESSORAS DE CRECHE NO PROCESSO DE “ASSISTIR-SE”: UMA ANÁLISE DE SUAS ELABORAÇÕES SOBRE AS PRÁTICAS EDUCATIVAS QUE DESENVOLVEM

          Maria Nazaré da Cruz

 

 

EIXO TEMÁTICO 4:  Políticas para a Infância e Formação de Professores

 

[GRUPO] POLÍTICAS, PROGRAMAS E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL (FUNDAJ)

          Coordenadora: Patrícia Maria Uchôa Simões

AVALIAÇÃO E EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES EM PERIÓDICOS NACIONAIS

          Patrícia Maria Uchôa Simões; Amanda Alves Silva; Jacqueline Travassos de Queiroz

PLANEJAMENTO E AUTOAVALIAÇÃO A PARTIR DOS INDICADORES DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O CASO DO MUNICÍPIO DE BOM CONSELHO/PE

          Juceli Bengert Lima

 

[GRUPO] INFÂNCIA E SABER DOCENTE (UERJ)

          Coordenadora: Ligia Maria Leão de Aquino

UNIDADES DE EDUCAÇÃO INFANTIL UNIVERSITÁRIAS (UEIU): TERRITÓRIOS PARA PENSAR AS CRIANÇAS E AS INFÂNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

          Cláudia Vianna de Melo; Cássia C. Barreto Santos; Barbara Fernandes Bersot; Flávia Maria de Menezes; Ligia Maria Leão de Aquino; Nathália Amaral Ferreira; Paulina de A. Martins Miceli; Priscila de Oliveira Dornelles

FORMAÇÃO CONTINUADA E SABER DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

          Ana Claudia Carmo dos Reis; Anna Paula Marques Farias; Josiane Fonseca de Barros; Ligia Maria Leão de Aquino; Luísa Maria Delgado de Carvalho; Thaís Trindade

EDUCAÇÃO INFANTIL, INFÂNCIA E DIVERSIDADE

          Aloana Oliveira; Bárbara de Oliveira Gonçalves; Denise Rangel Miranda de Oliveira; Edmilson dos Santos Ferreira; Maria Cristina Martins; Yvone Costa de Souza; Ligia Maria Leão de Aquino

 

[GRUPO] EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE NO CONTEXTO DA AMAZÔNIA LEGAL MATOGROSSENSE (UNEMAT/Sinop)

          Coordenadora: Jaqueline Pasuch

A EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO NA PERSPECTIVA DA VALORIZAÇÃO DA CRIANÇA ENQUANTO SUJEITO DO CAMPO

          Adriana Pacheco da Silva Santos; Cleria Paula Franco; Jaqueline Pasuch

REDE DE SIGNIFICAÇÕES: AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

          Andréia Modanese; Jaqueline Pasuch

INFÂNCIAS NA DIVERSIDADE: POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO CONTEXTO DA AMAZÔNIA LEGAL MATOGROSSENSE

          Alceu Zoia; Jaqueline Pasuch

 

NÚCLEO DE PESQUISAS E ESTUDOS SOBRE A CRIANÇA – NUPEC (UFPB)

          Coordenadora: Adelaide Alves Dias

A INFÂNCIA RESISTE A PRÉ-ESCOLA?

          Lenilda Cordeiro de Macêdo; Adelaide Alves Dias

A FORMAÇÃO DOCENTE NA CRECHE: O CUIDAR E O EDUCAR

          Thaís Oliveira de Souza; Adelaide Alves Dias

REPRESENTAÇÃO SOCIAL DOS ALUNOS DE PEDAGOGIA SOBRE DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ABORDAGEM PROCESSUAL

          Suely Soares da Nóbrega; Adelaide Alves Dias

 

GRUPO DE PESQUISA EDUCAÇÃO INFANTIL E POLÍTICAS PÚBLICAS – EIPP (UNIRIO)

          Coordenadora: Maria Fernanda Rezende Nunes

O PROINFÂNCIA, POR UMA POLÍTICA DE CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL.

          Rosane Monteiro Gomes

A EDUCAÇÃO INFANTIL E O PROGRAMA PROINFÂNCIA: ORGANIZAÇÃO, IMPACTOS E DESAFIOS.

          Aline Ricci

PERCORRENDO OS ESPAÇOS DO PROINFÂNCIA DO RJ: DIÁLOGOS COM A PESQUISA

          Fernanda Bezerra de Almeida; Leandro Henrique de Jesus Tavares

 

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM EDUCAÇÃO E DIFERENCIAÇÃO SOCIOCULTURAL – GEPEDISC (UNICAMP)

          Coordenadora: Ana Lúcia Goulart de Faria

INFÂNCIA ROUBADA: FEMINISMO, MEMÓRIAS E POÉTICAS DA RESISTÊNCIA

          Adriana A. Silva

ESTÁGIO DOCENTE E FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL NUMA PERSPECTIVA EMANCIPADORA

          Viviane Drummond

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL EM CAMPINAS: A QUEM SERVEM?

          Nélia A. Silva

 

GRUPO DE PESQUISA E ESTUDOS SOBRE A CRIANÇA, A INFÂNCIA E A EDUCAÇÃO INFANTIL: POLÍTICAS E PRÁTICAS DA DIFERENÇA (UFSCar)

          Coordenadora: Anete Abramowicz

POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: DIAGNÓSTICO E PESQUISA

          Anete Abramowicz; Afonso Henriques; Fabiana Luci de Oliveira

CONTRIBUIÇÕES HISTÓRICAS PARA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DO PROJETO SOBRE INFÂNCIA E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: O CASO DO PROJETO UNESCO

          Ana Cristina Juvenal da Cruz; Tatiane Cosentino Rodrigues

REFORMAS POLÍTICAS E IMPACTOS NAS UNIDADES DE EDUCAÇÃO INFANTIL DAS IFES – REFLEXÕES A PARTIR DA UNIDADE DE ATENDIMENTO A CRIANÇA (UAC – UFSCar).

          Andrea Braga Moruzzi; Bianca Neves Borges da Silva

 

[GRUPO] COMUNICAÇÃO, TECNOLOGIA E CULTURA NA EDUCAÇÃO PRESENCIAL E A DISTÂNCIACEFORT (UFAM)

          Coordenadora: Zeina Rebouças Correa Thomé

A CONSTRUÇÃO DE SABERES, TECNOLOGIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA CIDADE DE MANAUS/AM

          Luiz Carlos Cerquinho de Brito; Maria Sonia Souza de Oliveira; Zeina Rebouças Correa Thomé

FORMAÇÃO E PRAXIS DO EDUCADOR NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

          Elenir da Conceição Lima Nicácio; Marcio Jesus Vieira Bernardo; Maria de Jesus Campos de Souza Belém

 

GRUPO DE ESTUDOS E FORMAÇÃO DE LEITORES E ESCRITORES – GEFEL (ISERJ)

          Coordenadora: Margarida dos Santos

PRESSUPOSTOS DE ALFABETIZAÇÃO: PERCURSOS TRILHADOS NA PRÁTICA E INVESTIGAÇÃO DOS SABERES-FAZERES DOCENTES COMO POSSIBILIDADE DE AÇÃO E CO-FORMAÇÃO DA/ NA DOCÊNCIA

          Lenita Ferreira; Joana Elisa Braz; Daniel de Oliveira; Margarida dos Santos

 

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM POLÍTICAS DE EUCAÇÃO INFANTIL – GEPEEI (UFSC)

          Coordenadora: Jodete Bayer Gomes Fullgraf

IMPLICAÇÕES TEÓRICAS, POLÍTICAS E PEDAGÓGICAS DAS POLÍTICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS E DE ARARANGUÁ

          Carolina Shimomura Spinelli; Thaisa Nerverth

A EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL E ALEMANHA – UM ESTUDO COMPARATIVO DESENVOLVIDO NA UNIVERSIDADE DE EDUCAÇÃO DE WEINGARTEN – ALEMANHA

          Jodete Bayer Gomes Fullgraf

 

GRUPO DE PESQUISA INFÂNCIAS, TRADIÇÕES ANCESTRAIS E CULTURA AMBIENTAL –GiTaKa (UNIRIO)

          Coordenadora: Léa Tiriba

DANÇAS POPULARES BRASILEIRAS E EDUCAÇÃO INFANTIL: UM BOM ENCONTRO

          André Grabois; Igor Siqueira; Léa Tiriba

FORMAÇÃO DO EDUCADOR - O CORPO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

          Adrianne Ogeda; Nuelna Vieira

FINAFLOR – FÓRUM INFÂNCIAS E ESCOLAS DA NATUREZA UM ESPAÇO DE REFLEXÃO COLETIVA

          Léa Tiriba; Priscila Basílio

 

GRUPO DE PESQUISA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE EDUCADORES (UFES)

          Coordenadora: Valdete Côco

EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO: DESAFIOS E AVANÇOS PARA A DOCÊNCIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

          Renata Rocha Grola Lovatti; Valdete Côco

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE PASSOS E DESCOMPASSOS

          Maria Nilceia de Andrade Vieira; Valdete Côco

FORMAÇÃO E TRABALHO DAS EQUIPES GESTORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL NAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO

          Marcela Lemos Leal Reis; Valdete Côco

 

NÚCLEO DE PESQUISA ESCOLA, CULTURA E TRABALHO DOCENTE – NUPEDOC (UFSC)

          Coordenadora: Luciane Maria Schlindwein

SABERES E FAZERES DAS PROFESSORAS DE CRIANÇAS PEQUENAS: A LINGUAGEM E A CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA

          Joselma Salazar de Castro; Luciane Maria Schlindwein

A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO DA DIVERSIDADE ÉTNICA

          Simone Vanzuita; Luciane Maria Schlindwein

CADERNOS ESCOLARES E PRÁTICA PEDAGÓGICAS

          Caroline Guião Coelho Neubert; Luciane Maria Schlindwein

 

NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISA INFÂNCIA E EDUCAÇÃO – NEPIE (UFG)

          Coordenadora: Altina Abadia da Silva

POLÍTICAS E SERVIÇOS DE ATENDIMENTO A INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA NA MICRORREGIÃO DE CATALÃO – GO

          Altina Abadia da Silva; Heloisa Vitoria de Castro Paula; Priscilla de Andrade Silva Ximenes

O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DOCENTE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.

          Altina Abadia da Silva; Maristela Vicente de Paula; Neila Maria Mendes Borges; Heloisa Vitoria de C. Paula

A EXPRESSÃO CORPORAL, A BRINCADEIRA E A LUDICIDADE NA INFÂNCIA E ADOLESCENCIA E A QUESTÃO DOS DIREITOS HUMANOS

          Maristela Vicente de Paula; Adriana Santos do Prado Sadoyama; Neila Maria Mendes Borges

 

[GRUPO] FORMAÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DO EDUCADOR: SABERES, TROCA, ARTE, SENTIDOS – FRESTAS (UNIRIO)

          Coordenadora: Adrianne Ogêda

FORMAÇÃO ESTÉTICA: EM BUSCA DO SENSÍVEL

          Adrianne Ogêda; Nuelna Vieira; Moema Quintanilha

A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO COM ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CRIANDO E RECRIANDO ATRAVÉS DOS SENTIDOS

          Greice Duarte de Brito Silva; Izabel C. Costa de Faria; Bianca de Fátima Fonseca Jardim Pantoja

PELO RESPEITO AS VONTADES DO CORPO NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES E NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

          Bianca Fernandes dos Santos; Greice Duarte de Brito Silva; Izabel Cristina Costa de Faria

 

[GRUPO] DESENVOLVIMENTO SOCIAL (UNEB)

          Coordenadora: Liana Gonçalves Pontes Sodré

A DISTÂNCIA ADULTO/CRIANÇA E SEUS REFLEXOS NO PROCESSO EDUCACIONAL

          Adriana E. de S. Ponte; Cristiane Soares Mendes; Maria Jacilda da Silva Farias Laurindo

A PROFESSORA COMO PARTE DO PROCESSO DE MEDIAÇÃO NO PROCESSO EDUCACIONAL: UM DEBATE NECESSÁRIO

          Edna Furukawa Pimentel; Karina de Oliveira Santos Cordeiro; Márcia Tereza Fonseca Almeida

A ESCOLA COMO ESPAÇO PROPOSITIVO, CRÍTICO E CRIATIVO

          Flávia Castagno Queiroz; Liana Gonçalves Pontes Sodré; Maria Aparecida D’Ávila Cassimiro

 

GRUPO DE INVESTIGAÇÃO E ESTUDOS CONTEMPORÂNEOS EM EDUCAÇÃO E INFÂNCIA (UFSM)

          Coordenadora: Cleonice Maria Tomazzetti

AS DEMANDAS DAS CRIANÇAS NOS CONTEXTOS DAS ESCOLAS DA INFÂNCIA

          Diolinda Franciele Winterhalter; Fernando Ferrão; Jucemara Antunes; Julia Bolssoni Dolwitsch; Maria Talita Fleig; Priscila Arruda Barbosa; Taciana Camera Segat; Vanessa Alves da Silveira de Vasconcellos

FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO INFANTIL: A BUSCA POR FORMAS DE QUALIFICAR A PRÁTICA EDUCATIVA COM CRIANÇAS

          Diolinda Franciele Winterhalter; Fernando Ferrão; Jucemara Antunes; Julia Bolssoni Dolwitsch; Maria Talita Fleig; Priscila Arruda Barbosa; Taciana Camera Segat; Vanessa Alves da Silveira de Vasconcellos

A PESQUISA NA EDUCAÇÃO DA PRIMEIRA INFÂNCIA: AS CRIANÇAS, A POLÍTICA EDUCACIONAL E A QUALIDADE DO ATENDIMENTO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

          Diana Vandréia Dal Soto; Silviani Monteiro Sathres; Vanessa Medianeira Flôres; Juliana Correa Moreira; Cleonice Maria Tomazzetti

 

NUCLEO DE ESTUDOS DA INFANCIA: PESQUISA & EXTENSAO (UERJ)

          Coordenadora: Vera Maria Ramos de Vasconcellos

EDUCAÇÃO INFANTIL EM QUATRO MUNICÍPIOS: UM OLHAR A PARTIR DA ABORDAGEM DO CICLO DE POLÍTICAS

          Alexsandra Zanetti; Antônia Simone Coelho Gomes; Maria Ghisleny de Paiva Brasil; Márcia Maria e Silva

ENTRE AS MONTANHAS E O MAR, POLÍTICAS PARA A INFÂNCIA CARIOCA

          Alessandra Maria Savaget Barreiros e Lima de Almeida; Anne Patrícia Pimentel Nascimento da Silva; Márcia de Oliveira Gomes Gil; Maria Ignez Ferreira Campos; Mariana Zadminas

AS QUESTÕES DE DIVERSIDADE E INCLUSÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA INFÂNCIA

          Maciel Cristiano da Silva; Erika Jennifer Honorio Pereira; Aretusa Santos Rosa

 

NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS DA INFÂNCIA E SUA EDUCAÇÃO EM DIFERENTES CONTEXTOS – NEPIEC (UFG)

          Coordenadora: Ivone Garcia Barbosa

POLÍTICAS EDUCACIONAIS DO BANCO MUNDIAL: A INFÂNCIA NO CENTRO?

          Ivone Garcia Barbosa; Christine Garrido Marquez; Marcos Antônio Soares

ESPAÇO FÍSICO DA PRÉ-ESCOLA EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DO ESTADO DE GOIÁS: QUALIDADE E ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL

          Ivone Garcia Barbosa; Marcos Antônio Soares; Nancy Nonato de Lima Alves; Lucilene Santana Gonçalves; Telma Aparecida Teles Martins Silveira; Lilliane Braga Arruda; Camila Cerqueira dos Santos; Natássia Duarte Garcia Leite de Oliveira; Ester Alves Lopes

 

GRUPO DE PESQUISA INFÂNCIAS ATÉ OS 10 ANOS – GRUPIS (UFRRJ)

          Coordenadora: Flávia Miller Naethe Motta

EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL: TRANSIÇÕES E APOSTAS – PREPARANDO AS TRANSIÇÕES ESCOLARES AO FINAL DO ANO

          Flavia Miller Naethe Motta; Ilka Monique da Costa Lima

EDUCAÇÃO INFANTIL NA BAIXADA FLUMINENSE: A OBRIGATORIEDADE DA INCLUSÃO DAS CRIANÇAS DE QUATRO ANOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

          Anelise Nascimento; Luciana Paiva

AÇÕES HUMANIZADORAS NO PROCESSO DE INSERÇÃO NA CRECHE: ENTRE CRIANÇAS, FAMÍLIAS E PROFESSORES

          Sirlene Oliveira de Souza; Flávia Miller Naethe Motta

 

CENTRO DE ESTUDOS E DE DOCUMENTAÇÃO EM EDUCAÇÃO – CEDE (UEFS)

          Coordenadora: Antônia Almeida Silva

A INFRA-ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DE AMBIENTES NAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

          Elizabete P. Barbosa dos Santos; Fani Quitéria Nascimento Rehem; Leomárcia Caffé de O.Uzêda; Ludmila Oliveira Holanda Cavalcante

PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO: IDENTIDADE E PERFIL PROFISSIONAL

          Antonia Almeida Silva; Syomara Assuite Trindade; Cíntia Falcão Brito

 

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA CRIANÇA, INFÂNCIA E EDUCAÇÃO – GEPCIE (UFS)

          Coordenadora: Tacyana Karla Gomes Ramos

FORMAÇÃO DOCENTE, PESQUISA PARTICIPANTE, PRÁTICAS DE ESTÁGIO: ENCONTROS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

          Ana Maria Lourenço de Azevedo; Simone Damm Zogaib

OBSERVAÇÃO, ESCUTA E INTERLOCUÇÃO COM O BEBÊ NAS PRÁTICAS COTIDIANAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE DIZEM AS PROFESSORAS?

          Tacyana Karla Gomes Ramos

A ETNOGRAFIA DO PROFESSOR EM SEU PROCESSO DE FORMAÇÃO E DE PENSAR A INFÂNCIA

          Ana Maria Lourenço de Azevedo; Maria Cristina Martins; Elis Regina Nunes Mota Araújo

 

 

EIXO TEMÁTICO 5:  Infância, Cultura, Diversidade e Inclusão

 

GRUPO DE PESQUISA DESENVOLVIMENTO HUMANO E EDUCAÇÃO – GRUDHE (PUC RIO)

          Coordenadora: Zena Eisenberg

MODALIDADES ATENCIONAIS E SEUS USOS: O QUE PODEM NOS DIZER SOBRE O DIAGNÓSTICO DE TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE/IMPULSIVIDADE – TDAH?

          Cátia Papadopoulos; Giovanna Marafon

O QUE AS PROFESSORAS-REFERÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO FALAM SOBRE AS SUAS PRÁTICAS?

          Janete Teixeira de Lyra; Jéssica Castro

REFLEXÕES SOBRE ÉTICA, PLÁGIO E PESQUISA NA ESCOLA.

          Wagner Teixeira Dias; Zena Eisenberg

 

GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, MUSEU, CULTURA E INFÂNCIA (PUC RIO)

          Coordenadora: Cristina Carvalho

ANTES DAS CRIANÇAS HAVIA UM GUIA

          Cristina Carvalho; Thamiris Bastos Lopes; Rosana Ferreira Alexandre; Raquel Franco Fernandes

Taiane P. Cavalheiro

MUSEU, INTERAÇÃO E O PÚBLICO INFANTIL: ALGUNS DIÁLOGOS POSSÍVEIS

          Rosana Ferreira Alexandre; Cristina Carvalho; Thamiris Bastos Lopes

O LÚDICO E A EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUSEU INTERNACIONAL DE ARTE NAIF DO BRASIL

          Thamiris Bastos Lopes; Rosana Ferreira Alexandre; Cristina Carvalho

 

[GRUPO] SOCIOLOGIA DA IMAGEM, ARTES E INFÂNCIAS (USP)

          Coordenadora: Marcia Aparecida Gobbi

OS DESENHOS INFANTILS NO PARQUE IBIRAPUERA

          Nailze Neves Figueiredo

ESPELHO OU REFLEXO: A REPRESENTAÇÃO DE NEGRAS E NEGROS NOS DESENHOS DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM SÃO PAULO

          Ana Carolina Batista de Almeida Farias

 

GRUPO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO INFANTIL E INFÂNCIAS – GEIN (UFRGS)

          Coordenadora: Susana Rangel Vieira da Cunha

A INFÂNCIA INSTITUCIONALIZADA: UM OUTRO MODO DE ESTAR NA “RODA”

          Antônio Genivaldo Feitosa; Leni Vieira Dornelles

CRIANÇAS EM ESPAÇOS EXPOSITIVOS: ABRIMOS A PORTA DO GIGANTE!

          Amanda Eccel Dornelles; Susana Rangel Vieira da Cunha

EDUCAÇÃO DE BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENAS: PESQUISAS E PRÁTICAS COTIDIANAS.

          Irene Carrillo Romero Beber; Maria Carmem Silveira Barbosa; Simone Santos de Albuquerque

 

NÚCLEO DE PESQUISAS E ESTUDOS SOCIEDADE, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO – NUPESE (UFG)

          Coordenadora: Sandra Valéria Limonta Rosa

TEORIA CRÍTICA DA SOCIEDADE, EDUCAÇÃO E LITERATURA: CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DA CRIANÇA.

          Simei Araujo Silva

 

GRUPO DE PESQUISA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA, CULTURA E SOCIEDADE – GEICS (PUC MINAS)

          Coordenadora: Magali dos Reis

INFÂNCIA E LUDICIDADE: O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

          Simei Santos Andrade; Magalí dos Reis

PESQUISA COM CRIANÇAS: DOIS OLHARES TEÓRICO-METODOLÓGICOS

          Lúcia Helena Gomes Saraiva; Rosa Maria Vilas Boas Espiridião

GESTUALIDADE COTIDIANA ANANINDEUENSE: REFLEXÕES ACERCA DO COTIDIANO DAS CRIANÇAS, HABITANTES-CRIADORES DAS ILHAS NA CIDADE DE ANANINDEUA/PA.

          Mayrla Andrade Ferreira

 

GRUPO DE PESQUISA E ESTUDOS EM GEOGRAFIA DA INFÂNCIA – GRUPEGI (UFJF)

          Coordenador: Jader Janer Moreira Lopes

TERRIROTIALIDADES INFANTIS: A GEOGRAFIA ESCOLAR COM AS CRIANÇAS DE SEIS ANOS DE IDADE

          Bruno Muniz Figueiredo COSTA

A CIDADE ME DESPERTA UM SENTIMENTO DE CURIOSIDADE: UM ESTUDO SOBRE A MOBILIDADE E A INTERAÇÃO SOCIAL NA INFÂNCIA

          Eliete do Carmo Garcia Verbena e Faria

“TEM QUE ESTAR NO MAPA PORQUE FAZ PARTE DO MUNDO”: CARTOGRAFIA COM CRIANÇAS DO AREAL (RJ)

          Reinaldo José de Lima

 

Listar Todas Voltar